Raiz News

Domingo, 26 de Outubro de 2025
Quase 41°C e Umidade de Deserto Precedem a Chegada de Forte Frente Fria em MS

Geral

Quase 41°C e Umidade de Deserto Precedem a Chegada de Forte Frente Fria em MS

Mato Grosso do Sul enfrenta uma transição brusca no clima entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira, dia 27 de outubro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O clima em Mato Grosso do Sul, conforme o monitoramento do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entra em um período de grande instabilidade e contrastes extremos, abrangendo esta sexta-feira, 24 de outubro, e se estendendo até a próxima segunda, dia 27. O dia de hoje se caracteriza pela atuação dominante de um sistema de alta pressão atmosférica, o que significa tempo predominantemente estável, com sol intenso e pouca variação de nebulosidade em todas as regiões do estado, resultando em condições de calor e tempo seco que demandam atenção redobrada da população.

As temperaturas alcançam patamares perigosamente elevados. Nas regiões Pantaneira, Norte e Leste, as máximas podem atingir entre 38°C e 41°C. No Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, a variação fica entre mínimas de 18°C a 20°C e máximas de 34°C a 36°C. Enquanto isso, o Pantanal e o Sudoeste continuam quentes, registrando de 25°C a 27°C nas mínimas e picos de 38°C a 41°C. A capital, Campo Grande, também sente o calor, com termômetros marcando entre 21°C e 23°C pela manhã e máximas elevadas de 35°C a 36°C à tarde, enquanto ventos de leste sopram com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, podendo alcançar rajadas acima de 60 km/h em pontos isolados.

Ainda nesta sexta-feira, um dos maiores alertas se concentra na umidade do ar, que atinge níveis críticos. A oscilação prevista fica entre 15% e 30% em boa parte do estado, configurando uma condição de alerta que impacta diretamente na saúde respiratória e na vegetação, aumentando o risco de incêndios. A situação de calor e seca persiste até o sábado, 25 de outubro, quando o sol e a nebulosidade variada ainda dominam o centro-norte, bolsão e leste do estado, mas a aproximação iminente de uma frente fria começa a mudar o cenário nas demais áreas.

Leia Também:

É no sábado (25) que a instabilidade começa a se manifestar nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Sul, com gradual aumento da nebulosidade e a possibilidade de chuvas fracas a moderadas, que podem vir acompanhadas de tempestades pontuais mais intensas. Este fenômeno inicial já pode ser acompanhado de raios, rajadas de vento e, inclusive, eventual queda de granizo. No Sábado, as temperaturas se mantêm altas, com máximas entre 35°C e 38°C nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, e podendo chegar a 39°C e até 41°C no Pantanal e Sudoeste, demonstrando o choque térmico que antecede a mudança de tempo.

 

A virada brusca no tempo é esperada para o período entre o domingo, 26, e a segunda-feira, 27 de outubro. O avanço definitivo da frente fria irá intensificar a instabilidade atmosférica, garantindo chuvas de intensidade fraca a moderada em grande parte do Mato Grosso do Sul. O risco de tempestades com raios e ventos fortes, além da possibilidade de granizo, aumenta consideravelmente. O ponto de atenção fica para os acumulados de chuva, que podem ser expressivos e ultrapassar os 30 milímetros em um período de 24 horas, especialmente nas regiões centro-sul do estado, onde o solo seco pode ter dificuldade em absorver o volume repentino de água, aumentando o risco de transtornos.

 

Com a chegada efetiva da massa de ar frio, as temperaturas finalmente caem de forma significativa, trazendo um alívio do calor extremo. Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as máximas despencam para uma faixa de 24°C a 29°C, com mínimas entre 18°C e 21°C. Em Campo Grande, a máxima esperada não deve passar de 28°C no início da semana. Os ventos, antes predominantemente de leste, passam a atuar de forma variável, entre oeste/noroeste e sudoeste/sul, mantendo a velocidade elevada, entre 40 km/h e 60 km/h, com potencial para rajadas acima dos 60 km/h, acompanhando a passagem do sistema frontal.

Da redação.

Comentários:
Rafael Belo

Publicado por:

Rafael Belo

Jornalista Raiz

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!