A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá, deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Vault, ação policial que teve origem a partir da investigação de um furto ocorrido em uma residência da cidade, no qual um cofre foi subtraído sem sinais aparentes de arrombamento, apontando planejamento e conhecimento prévio da localização do objeto pelos criminosos.
As diligências iniciaram-se com o trabalho do Setor de Investigações Gerais (SIG), que incluiu análise de imagens, levantamento de informações e oitivas de testemunhas, reunindo elementos que indicaram a participação de um grupo estruturado na execução do furto. Com base nesses indícios, a Polícia Civil representou judicialmente pela decretação de prisão preventiva, bem como pela expedição de mandados de busca e apreensão e de quebra de sigilo de dados telemáticos, todos deferidos pelo Poder Judiciário.
No cumprimento das ordens judiciais, os policiais localizaram em um estabelecimento comercial aproximadamente 76 gramas de substância análoga à pasta base de cocaína, acondicionada de forma típica para comercialização, resultando na prisão em flagrante de dois indivíduos por tráfico de drogas. Em outra residência alvo de mandado, foram apreendidos cerca de 16,3 kg de substância análoga a “skunk”, munição de calibre 16, R$ 7.790,00 em espécie, aparelhos celulares, uma seladora térmica utilizada para embalar entorpecentes e uma motocicleta. Um investigado foi preso preventivamente e autuado em flagrante por tráfico e posse irregular de munição.
A atuação policial durante a Operação Vault evidencia o desdobramento de uma investigação patrimonial em uma ação mais ampla de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas em Corumbá, evidenciando que locais e indivíduos investigados por um crime específico podem também estar ligados a outras atividades ilícitas. A integração das equipes da Polícia Civil de Corumbá, com apoio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e da Delegacia de Polícia de Ladário, reforça essa abordagem multifacetada na repressão à criminalidade.
As investigações continuam em andamento, com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos, identificar eventuais outros envolvidos e aprofundar as apurações sobre a estrutura criminosa desarticulada. Autoridades policiais ressaltam que operações desse tipo são fundamentais para a proteção da sociedade, através da redução do tráfico de drogas e da responsabilização penal dos envolvidos em esquemas criminosos que operam tanto na fronteira quanto no contexto urbano.
Fonte: Redação Raiz, com informações de Folha MS e PCMS | Foto: PCMS/Divulgação
Siga em nossas redes sociais
Instagram Facebook X (Twitter) Telegram Canal no WhatsApp
Youtube TikTok Kwai Fale Conosco
Comentários: