A gestão municipal de Campo Grande (MS) homologou a empresa que ficará responsável pela execução do Parque Turístico Municipal Cachoeiras do Céuzinho. A obra, orçada em R$ 7.295.079,81, será implementada pela contratada vencedora em área de 28 hectares pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Córrego Ceroula, às margens da Estrada Municipal CG‑060.
O projeto visa estruturar o local como um dos principais destinos de ecoturismo da capital sul‑mato‑grossense, reunindo quatro cachoeiras, trilhas, espaços de lazer, mirantes, estrutura de apoio ao visitante e contemplação da natureza.
Entre os componentes de infraestrutura previstos estão guarita de acesso, estacionamentos, centro receptivo, loja de apoio, lanchonete, banheiros, salas de jogos, playground, quiosques e redários, além de receptivo diferenciado para ciclistas e praticantes de rapel.
Para viabilizar as obras, a Prefeitura emitiu licença ambiental prévia para o empreendimento em 22 de janeiro de 2025, autorizando a implantação na unidade de conservação.
Com a homologação da empresa, espera‑se que a ordem de serviço seja emitida em breve para que o cronograma de execução, estimado em até 540 dias após o início, possa ser iniciado. O investimento representa também uma economia significativa frente aos valores iniciais previstos no lançamento do projeto em 2023, que ultrapassavam R$ 9,5 milhões.
A prefeita Adriane Lopes destacou que o parque será um marco para o turismo em Campo Grande, atrairá visitantes para além do lazer habitual e fortalecerá a economia local por meio de geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável.
Da redação.
Comentários: