A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande foi reconhecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como uma das instituições mais estruturadas e preparadas do país. O resultado faz parte do Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais, divulgado em outubro, que avaliou critérios como estrutura, efetivo, capacitação e atuação das corporações.
Entre as 1.238 instituições mapeadas, a GCM campo-grandense está entre as que alcançaram 100% de conformidade em todos os indicadores analisados no estudo, que foi conduzido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o PNUD.
A prefeita Adriane Lopes afirmou que o reconhecimento é resultado de uma gestão que prioriza a segurança pública e a valorização dos profissionais. “Temos a segurança pública como prioridade da gestão. A existência de um regulamento disciplinar adequado, um plano de cargos e carreiras e um código de conduta consolidam a nossa Guarda como referência nacional”, destacou.
O secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, ressaltou a vantagem do resultado. “Isso mostra que estamos à frente, prontos para concorrer a projetos e verbas federais. É um ponto ganho para Campo Grande”, afirmou.
Conformidade e Investimento
Segundo a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), a GCM cumpre todos os requisitos e normativos atualizados conforme as diretrizes dos programas e editais do Governo Federal. O diagnóstico aponta que os níveis mais elevados de institucionalização das Guardas Municipais estão concentrados na região Centro-Sul, com destaque para Mato Grosso do Sul, seguido de São Paulo e Mato Grosso.
Campo Grande se diferencia, ainda, por manter lei de criação, código de conduta e ingresso via concurso público, critérios que reforçam o caráter técnico e profissional da instituição.
O relatório integra as ações do Programa Município Mais Seguro, lançado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que destinará R$ 171 milhões para fortalecer a segurança nos municípios com investimentos em prevenção à violência, capacitação e tecnologias integradas.
Fonte: Redação Raiz, com informações da Assessoria da GCM | Imagens: Divulgação
Comentários: