O Brasil prevê o funcionamento, nos próximos anos, do seu primeiro trem de alta velocidade (TAV), conectando o Rio de Janeiro e São Paulo, com paradas estratégicas em Volta Redonda (RJ) e São José dos Campos (SP).
Sob a liderança da TAV Brasil, o projeto, que tem previsão de iniciar em 2032, busca revolucionar a mobilidade entre as cidades. Com um investimento previsto de R$ 60 bilhões, o trem-bala deve realizar o percurso de 417 quilômetros em apenas 105 minutos, atingindo velocidades de até 320 km/h. As passagens terão um custo estimado de R$ 500 por trecho.

Impacto Econômico e Percurso
O trem-bala não é apenas uma inovação em transporte, mas prevê também um impacto econômico robusto. Estima-se que o projeto adicione até R$ 168 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional e gere R$ 36 bilhões em arrecadação tributária até 2055. Além disso, a construção e operação do trem devem criar cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos.
O percurso incluirá quatro estações estratégicas. No estado de São Paulo, paradas estão planejadas em São José dos Campos e Jacareí. No Rio de Janeiro, o trem passará por Resende e Volta Redonda. Os pontos finais do trajeto serão nas estações de Guarulhos (SP) e na tradicional Estação Leopoldina (RJ), no centro das respectivas capitais.
Para viabilizar o audacioso projeto, a TAV Brasil está em negociações com investidores da China, Espanha e fundos do Oriente Médio. O desenvolvimento ganhou impulso com a aprovação do Marco Legal das Ferrovias em 2021, que facilitou investimentos privados no setor. A empresa já garantiu o direito de construir e operar o trem por 99 anos.
Fonte: Redação Raiz, com informações da TAV Brasil | Imagens: Divulgação
Comentários: