O ex-presidente do Sindicato Campo‑Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) e professor da rede estadual Geraldo Alves Gonçalves, morreu nesta segunda-feira (27) em Campo Grande. A causa da morte não foi divulgada.
Gonçalves deixa legado de décadas de luta em defesa da educação pública na cidade. Ele tinha 76 anos e atuava como figura influente no cenário sindical do Estado, sendo reconhecido por sua trajetória de duas décadas na rede estadual de ensino e cerca de dez anos à frente do sindicato da categoria.
Durante sua presidência no sindicato, Geraldo dedicou-se a pautas centrais como o reajuste salarial dos professores, a valorização do magistério e a melhoria das condições de trabalho nas escolas. Colegas e entidades parceiras rememoraram a atuação de Gonçalves como “voz incansável” na educação pública, cuja atuação contribuiu para ampliar a representatividade da categoria em Mato Grosso do Sul.
Em nota de pesar, a ACP destacou que seu legado permanece vivo na lembrança de muitos profissionais que inclinaram-se à causa da escola pública sob sua liderança . Confira a nota na íntegra:
‘Neste momento de dor, abraçamos sua família, amigos e companheiros de luta. Que a memória deste guerreiro seja consolo e compromisso: consolo para quem sente sua ausência; compromisso para manter viva a defesa da educação pública, da carreira e da dignidade de quem ensina’.
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) também emitiu uma nota de pesar:
Professor Geraldo teve uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e pela defesa da educação e da saúde dos servidores. Foi presidente da Associação Campo-Grandense dos Profissionais da Educação (ACP) por mais de 10 anos, atuou como conselheiro de Administração da Cassems e, mais recentemente, como integrante do Conselho Gestor do Hospital Cassems de Campo Grande, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da instituição.
Fonte: Redação Raiz, com informações da ACP e Cassems | Foto: Divulgação/ACP
Comentários: