Mato Grosso do Sul já registrou 79 casos confirmados de dengue em 2026, conforme o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No total, o estado contabiliza 816 casos prováveis da doença, com nenhuma morte confirmada ou em investigação até o momento, indicador que sugere um cenário epidemiológico ainda controlado neste início do ano.
O avanço da vacinação contra a dengue é um dos pontos destacados pelas autoridades de saúde. Até agora, 223.322 doses da vacina foram aplicadas na população-alvo em Mato Grosso do Sul, de um total de 241.030 doses recebidas do Ministério da Saúde. O esquema vacinal recomendado inclui duas doses com intervalo de três meses entre elas, direcionado principalmente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que historicamente apresenta maior risco de hospitalização pela doença.
Apesar dos números de casos prováveis indicarem que a circulação do vírus do Aedes aegypti persiste em diversos municípios, a baixa incidência de confirmações nos últimos 14 dias em localidades como Paraíso das Águas, Jardim, Jaraguari e Dourados reforça que, até o momento, não há sinais de uma epidemia descontrolada no estado. As ações de vigilância epidemiológica, associadas às estratégias de imunização, têm sido fatores importantes para manter a situação sob vigilância.
As autoridades de saúde seguem recomendando medidas preventivas adicionais, como eliminação de criadouros do mosquito e busca por atendimento médico ao surgirem sintomas. Paralelamente à dengue, o estado também monitora outros arboviroses, como a chikungunya, que registra mais de mil casos prováveis, reforçando a importância de uma abordagem integrada de enfrentamento aos vetores.
Fonte: Redação Raiz, com informações de Kamilla Ratier, Comunicação SES | Foto: Álvaro Rezende
Siga em nossas redes sociais
Instagram Facebook X (Twitter) Telegram Canal no WhatsApp
Youtube TikTok Kwai Fale Conosco
Comentários: