Mato Grosso do Sul esteve presente nos dias 16 e 17 de outubro em Salvador, Bahia, na 174ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). O encontro reuniu dirigentes de governos estaduais, empresas públicas de TIC e representantes do setor privado para debater o futuro da tecnologia pública, segurança da informação e uso da inteligência artificial no setor público.
Durante o evento, organizado pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (PRODEB), foram discutidos painéis sobre engajamento de servidores em tecnologia, desafios energéticos em datacenters, transformação digital de políticas públicas e governança de redes públicas, além de palestras técnicas sobre cibersegurança e proteção contra ameaças internas. Também foram definidos o calendário de eventos da ABEP-TIC para 2026 e indicadores estratégicos para evolução do governo digital brasileiro.
Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente ao ocupar a 9ª posição no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), tendo avançado 11 posições desde 2020. Entre as iniciativas de destaque estão a digitalização de 97% dos serviços do Detran-MS, com a assistente virtual Glória realizando mais de 25 mil atendimentos em cinco meses, e o Portal Único de Serviços, que reúne mais de 1.150 serviços utilizados por cerca de 510 mil cidadãos.
O estado também utiliza soluções de inteligência artificial para proteção de mulheres em situação de violência e para integração de dados em políticas públicas, como o Observatório da Cidadania, desenvolvido em parceria com a UFMS. Segundo o secretário-executivo de Transformação Digital, Robson Duarte Alencar, fóruns como este são essenciais para fortalecer a colaboração entre estados, evitar retrabalho e implementar soluções conjuntas. Ele destacou que Mato Grosso do Sul tem atuado de forma firme e planejada para consolidar um governo cada vez mais eficiente, inovador e centrado no cidadão.
Da Redação
Comentários: