A moda sul-mato-grossense está em movimento. É o MS Fashion Hub – Encontros & Conexões que transforma a Casa da Cultura em um grande laboratório criativo nesta semana, de quinta (23) a sábado (25), no coração de Campo Grande. O evento, com entrada gratuita, propõe uma imersão no backstage da moda, abordando-a como cultura, processo, identidade e representatividade.
O projeto, idealizado pelo estilista Fábio Castro, da marca Touché, busca criar um espaço para a conversa e a formação de novos olhares. “Percebi que em Campo Grande temos muitos eventos voltados para desfiles e editoriais, mas faltava um espaço para conversar sobre moda, trocar ideias e formar novos olhares”, explica o artista. “A moda vai além da roupa — é cultura. Por isso buscamos incluir diversidade, sustentabilidade e representatividade como fios condutores deste projeto”, completa.
Com uma programação intensa, o projeto propõe três dias de imersão formativa com oficinas de costura, upcycling em jeans, laboratórios de produção de moda e workshop de passarela e corpo cênico, esse último com a modelo sul-mato-grossense Isabela Lopes. O encerramento musical ficará por conta de um set com DJ e show do grupo Estrella Cadente.
Mentorias que inspiram transformação
O MS Fashion Hub traz duas presenças de destaque da moda nacional: Paloma Gervasio Botelho, do Fashion Revolution SP, e Dih Morais, estilista quilombola baiano.
Dih Morais, que retorna ao Estado pela segunda vez, ministra uma mentoria exclusiva para marcas de moda autoral criadas por pessoas pretas e mulheres trans. “A moda, para mim, é a sobrevivência. É sobre contar nossas próprias histórias, reconhecer nossas origens e transformar a ancestralidade em linguagem”, afirma Dih Morais. Ele também participa de um talk show aberto na quinta-feira (23), às 18h30, intitulado “De onde eu vim diz muito sobre mim”.
Já Paloma Gervasio Botelho conduz o Lab Criativo “Moda e Estilo – Expansão do Criativo” e participa, no sábado (25), às 19h, do talk show “A Visibilidade de Profissionais Negres na Moda”, discutindo a representatividade no cenário brasileiro.
A programação será realizada na Av. Afonso Pena, nº 2.270, próximo à Praça Ary Coelho. O objetivo, segundo Fábio Castro, é que o participante saia “com novas ideias, perspectivas e vontade de inovar. O MS Fashion Hub é sobre isso: reconectar todos esses elos e inspirar uma moda mais consciente e diversa”.
Programação
-
Quinta-feira (23/10): Oficinas de Desenvolvimento de Produto e Fotografia Mobile Criativa (9h), e Talk Show com Dih Morais (18h30).
-
Sexta-feira (24/10): Oficinas de Costura Express e Produção de Moda (9h), Roda de Conversa sobre Moda e Sustentabilidade (18h30) e DJ Set (19h).
-
Sábado (25/10): Oficinas de Reciclar (Upcycling em Jeans) e Da Câmera à Passarela (9h), Mentorias e Workshops (14h e 16h), Talk Show com Paloma Gervasio Botelho (19h) e Show de Encerramento com o Grupo Estrella Cadente (20h).
A entrada é gratuita e as informações sobre todas as atividades e inscrições de oficinas podem ser conferidas no Instagram (@vitrinedomato).
Fonte: Redação Raiz, com informações da assessoria de imprensa do MS Fashion Hub | Imagens: Divulgação
Comentários: