A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, 4 de novembro, a Operação Escudo de São Miguel II em Mato Grosso do Sul, com o objetivo central de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados no ambiente da internet.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Chapadão do Sul, expedidos pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande/MS.
O resultado da ação foi a prisão em flagrante de uma pessoa por estar armazenando em seus dispositivos eletrônicos cenas de abuso sexual infantojuvenil. Os equipamentos foram apreendidos e serão submetidos à perícia da PF.
A Polícia Federal reforça com esta operação a sua vigilância constante no ambiente virtual para zelar pela integridade e dignidade sexual das crianças e adolescentes. Os envolvidos neste tipo de crime podem ser responsabilizados por crimes graves, como estupro de vulnerável, disponibilização e armazenamento de material envolvendo abuso sexual infantojuvenil e associação criminosa.
A PF aproveita para reforçar o alerta à população, destacando a importância de monitorar e orientar filhos e jovens no mundo virtual:
-
Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual.
-
Explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura.
-
Acompanhar de perto as atividades online dos jovens.
-
Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino.
-
Ensinar como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que eles devem procurar ajuda.
"A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas," destacou a Comunicação Social da Polícia Federal na nota.
Para denúncias ou informações, o contato com a Polícia Federal em Mato Grosso do Sul pode ser feito pelo WhatsApp (67) 3303-5626 ou pelo e-mail cs.srms@pf.gov.br.
Fonte: Redação Raiz, com informações da Polícia Federal | Imagens: Divulgação
Comentários: