Raiz News

Domingo, 26 de Outubro de 2025
Medicamento usado por Ana Castela exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

Saúde

Medicamento usado por Ana Castela exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

O uso da isotretinoína, indicado em casos severos de acne, requer supervisão médica constante devido aos efeitos colaterais; biomédica esteta ressalta impacto emocional da condição

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A acne é uma condição inflamatória da pele que afeta milhões de brasileiros e vai muito além de uma questão estética. Recentemente, a cantora Ana Castela, de 21 anos, revelou nas redes sociais sua luta contra as espinhas e compartilhou o início do tratamento com isotretinoína oral, medicamento conhecido por sua eficácia, mas também por seus efeitos colaterais. O caso reacendeu o debate sobre os cuidados necessários no tratamento da acne, especialmente em suas formas mais graves.

“A acne é uma condição multifatorial, que pode surgir por alterações hormonais, predisposição genética, uso de determinados medicamentos e até pelo estresse. Ela acontece quando os poros ficam obstruídos por excesso de oleosidade, células mortas e, em muitos casos, bactérias. A acne vai muito além de uma questão estética, ela pode afetar a autoestima e o bem-estar emocional de homens, mulheres, jovens e adolescentes”, explica Kelly Pedrozo, biomédica esteta e professora da Estácio.

Em quadros mais severos, como o da cantora, o uso da isotretinoína oral, conhecida comercialmente como Roacutan, pode ser indicado por um dermatologista. Trata-se de um derivado da vitamina A que atua reduzindo a produção de sebo, combatendo inflamações e evitando a proliferação bacteriana. No entanto, o medicamento exige atenção.

Leia Também:

“A isotretinoína é eficaz, mas tem efeitos colaterais importantes. Entre os principais estão o ressecamento da pele, alterações hepáticas e o risco de malformações graves no feto em caso de gravidez. Por isso, o uso deve ser controlado com exames periódicos e acompanhamento rigoroso”, alerta a professora.

Segundo a especialista, é importante que pacientes em tratamento com isotretinoína evitem intervenções estéticas. “Outros tratamentos, incluindo os estéticos, são contraindicados em uso concomitante ao Roacutan justamente para evitar outros efeitos colaterais. É uma fase que exige mais cuidado e orientação profissional”, adverte Kelly.

O tratamento da acne precisa ser individualizado. “Casos leves podem ser tratados com dermocosméticos e procedimentos estéticos como peelings e limpeza de pele. Já quadros moderados ou severos devem contar com o acompanhamento de dermatologistas. O papel do profissional médico e da estética é fundamental tanto no tratamento quanto no acolhimento desses pacientes”, completa.

Fonte: Redação Raiz, com informações de Evelise Couto | Imagens: Divulgação

Comentários:
Raiz News - da Redação

Publicado por:

Raiz News - da Redação

Direto da Redação do Portal Raiz News

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!