O encerramento do plantão noturno na UBS (Unidade Básica de Saúde) Universitário causou indignação entre os moradores da região, em Campo Grande, que criaram um abaixo-assinado para tentar manter o serviço em funcionamento.
O terceiro turno, implementado em maio deste ano e com atendimentos estendidos até as 23h, era visto pelos pacientes como uma alternativa eficiente para reduzir a superlotação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário.
A moradora Thaís Santos Nogueira, 33 anos, que utiliza a UBS semanalmente, contestou a justificativa da Prefeitura para o encerramento, que seria a suposta falta de procura. “Eles dizem que vão encerrar por falta de procura, mas isso é uma mentira. Toda vez que vou lá, tem muita gente sendo atendida. À noite, chegam a atender mais de 30 pacientes”, relata.
Durante o horário estendido, a UBS oferecia serviços importantes como consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação, curativos e aplicação de medicamentos — serviços que são indispensáveis para quem trabalha durante o dia.
Inconformada com a decisão, Thaís criou um abaixo-assinado que já somou mais de 625 assinaturas. O documento foi entregue à Câmara Municipal pela presidente do bairro, na tentativa de sensibilizar os vereadores e evitar a interrupção dos atendimentos, prevista para esta sexta-feira (31).
Os moradores aguardam uma resposta oficial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre a possibilidade de manter o plantão noturno.
Fonte: Redação Raiz, com informações de Dayane Medina (TopMídiaNews) | Imagens: Reprodução
Siga em nossas redes sociais
Instagram Facebook X (Twitter) Telegram Canal no WhatsApp
Youtube TikTok Kwai Fale Conosco
Comentários: