A Missão Empresarial Rota Bioceânica, com destino a Iquique, no Chile, realizada pelo Sebrae/MS, proporcionou aos empresários sul-mato-grossenses uma visita estratégica a um importante centro econômico para a projeção de futuros negócios internacionais. Durante sete dias, de 11 a 18 de outubro, 17 empreendedores de Mato Grosso do Sul conheceram a estrutura da cidade chilena para o acesso a novos mercados, além dos municípios de Pozo Almonte e Pica.
Segundo Rodrigo Maia, gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS, o intuito da missão foi apresentar aos empreendedores as possibilidades de internacionalização trazidas pela Rota Bioceânica, que prevê o acesso ao Pacífico, por meio de um corredor rodoviário que liga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Para Maia, a missão também gerou aproximação com empresários da América Latina e a prospecção de novos negócios.
“Nosso grupo foi formado por empresários de diversos segmentos que realizaram contato com importadores e exportadores chilenos. Conhecemos a dinâmica empresarial de Iquique e acreditamos que essa missão empresarial trará uma cooperação frutífera para o desenvolvimento desse corredor de negócios”, pontuou o gerente.
Um mar de oportunidades
Iquique, capital da região de Tarapacá, possui uma estrutura portuária e a Zona Franca (Zofri), que atrai comerciantes de toda a América do Sul por facilitar a entrada de produtos estrangeiros e favorecer a internacionalização de empresas que desejam exportar. A China é apontada como o principal ponto de chegada.
Para os participantes, como Alberto Galassi, da Hamer Transportes, a visita marcou o início de um relacionamento. “Podemos estabelecer uma primeira conexão com a classe empresarial local, algumas autoridades políticas, como o governador, o prefeito e os gestores da Zona Franca de Iquique. Essas ações nos oportunizaram, de forma clara, os benefícios e números que poderemos desfrutar a longo prazo. Foi dada a largada”, comemorou.
Silvana Gasparini, representante da Imbaúba Laticínios e 1ª diretora-secretária do Sistema Fiems, ressaltou a importância dessa aproximação. Para ela, “Mato Grosso do Sul está em franco desenvolvimento e tudo o que a Rota envolve representa o futuro do nosso Estado.” Anita Namba, da Brasol Energia Solar, comentou que as visitas técnicas trouxeram “uma visão ampliada sobre as exigências do mercado internacional, destacando a importância da inovação e competitividade das empresas sul-mato-grossenses”.
Entre janeiro e setembro de 2025, as exportações de Mato Grosso do Sul já acumularam US$ 8,18 bilhões, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Esse cenário positivo traz grande visibilidade e oportunidades para as empresas do estado.
Entre os participantes da missão estavam gestores de diversas áreas, como Hamer Transportes, Brasol Energia Solar, Imbaúba Laticínios, Rede Alva, Cristian dos Reis Imóveis, Cerâmica Volpini, Metta Hidráulica e Elétrica, e Ygarapé Tour – Viagens e Turismo.
Fonte: Redação Raiz, com informações do Sebrae/MS | Imagens: Câmara de Comércio do Chile
Comentários: