Raiz News

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025
Campanha Fogo Zero ganha força com inclusão no calendário oficial de MS

Cidades

Campanha Fogo Zero ganha força com inclusão no calendário oficial de MS

Mobilização anual, apoiada pela Reflore/MS, prevê capacitações, cursos e ações educativas contra os incêndios florestais

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma vitória para o setor de florestas plantadas e para a preservação ambiental em Mato Grosso do Sul: a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 127/2025, de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), que inclui a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A medida segue agora para sanção.

A iniciativa é resultado direto da mobilização da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), por meio do Grupo de Trabalho de Combate aos Incêndios, que reúne empresas do setor e parceiros estratégicos em torno da causa.

Realizada anualmente no mês de maio, a Campanha Fogo Zero terá como objetivo reforçar a cultura de prevenção aos incêndios florestais, com ações educativas, capacitações e medidas de proteção que fortalecem o patrimônio ambiental e produtivo do Estado.

Leia Também:

Vanessa Bonfim e Pedrossian Neto
Vanessa Bonfim e Pedrossian Neto

 

Segundo Vanessa Bonfim, coordenadora do GT de Combate aos Incêndios da Reflore/MS, a aprovação da lei consolida um trabalho que já vem sendo construído coletivamente.
“A inclusão da Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial é um reconhecimento do esforço do setor florestal em mobilizar a sociedade contra os incêndios. Agora, teremos uma mobilização anual oficializada, que amplia o alcance das ações de prevenção, educação e conscientização, fortalecendo ainda mais a proteção das áreas de floresta e a segurança da população”, destacou.

O autor do projeto, deputado Pedrossian Neto, reforçou a importância da iniciativa para Mato Grosso do Sul.  “É um projeto extremamente importante. Nosso Estado tem um patrimônio ambiental muito grande. Somos um Estado do agro, da produção e da agropecuária. O Estado precisa se conscientizar da necessidade de combater as queimadas e fazer um trabalho mais forte, envolvendo todos os agentes sociais, para que possamos evitar ao máximo esse problema. Essa campanha é para que a gente possa incluir essa ação no calendário oficial e mobilizar toda a sociedade”, afirmou.

Com a sanção da lei, Mato Grosso do Sul dará um passo a mais na consolidação de políticas públicas permanentes para a prevenção de incêndios florestais, reconhecendo a relevância do trabalho conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil.

Comentários:
Raiz News - da Redação

Publicado por:

Raiz News - da Redação

Direto da Redação do Portal Raiz News

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )