A população de Mato Grosso do Sul terá, nesta semana, um canal inédito e direto para manifestar sua insatisfação, denúncias ou sugestões a respeito do funcionamento do Tribunal de Justiça (TJMS). A oportunidade surge com a Inspeção Ordinária que a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), coordenada pelo Ministro Mauro Campbell Marques, inicia nesta quarta-feira, 5 de novembro, na sede da corte, no Parque dos Poderes.
O objetivo é claro: dar voz ao cidadão que lida com problemas crônicos do sistema judiciário. Esta é a chance de relatar desde a lentidão excessiva de processos (mora processual), que atrasa a vida de milhares, até dificuldades no atendimento em varas, fóruns e queixas sobre a conduta dos cartórios (serventias extrajudiciais).
Os técnicos do CNJ realizarão um verdadeiro "pente-fino" nas rotinas de gestão, documentos e processos, englobando não apenas a sede do Tribunal, mas também unidades judiciárias de primeira instância e os serviços extrajudiciais.
"É fundamental que a população utilize este momento para trazer à luz os gargalos da Justiça. Seja a demora injustificada ou a dificuldade de acesso, o CNJ está aqui para apurar e, se for o caso, corrigir o que for necessário," afirma um especialista em direito processual ouvido pela reportagem.
Para garantir que a reclamação seja ouvida pela equipe do Conselho, é obrigatório o agendamento prévio. O contato deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, no número (61) 2326-5494.
O atendimento presencial ocorrerá no Salão Pantanal, na sede do TJMS, seguindo uma programação detalhada:
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Quarta-feira (5/11): Das 10h às 12h e das 14h às 17h.
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Quinta-feira (6/11): Das 9h às 12h e das 14h às 17h.
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Sexta-feira (7/11): Das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Fonte: Redação Raiz, com informações de Campo Grande News | Imagens: TJMS
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